terça-feira, 18 de outubro de 2016

Dislexia: O que você sabe sobre ela?

Muito se fala atualmente sobre as
dificuldades apresentadas pelas crianças quanto à leitura e a escrita na escola. Desinteresse e falta de envolvimento com as tarefas escolares podem sinalizar que algo não vai bem. Uma destas dificuldades é a dislexia. Mas o que você sabe sobre ela?
A dislexia corresponde a uma perturbação da leitura e da escrita e é aplicável a uma situação em que a criança é incapaz de ler com a mesma facilidade com que lêem as crianças do mesmo grupo etário, apesar de possuir inteligência normal, saúde e órgãos sensoriais completamente funcionais, liberdade emocional, motivação e incentivos normais, bem como instrução adequada.
Para a Lingüística, a dislexia é um fracasso inesperado (defeito) na aprendizagem da leitura escrita. São possíveis causas (hipóteses):
  • Déficit perceptivo;
  • Déficit fonológico;
  • Déficit na memória;
  • Déficit de ordem pedagógico-lingüistico;
  • Genética;

Deve se observar os seguintes sinais e sintomas:
- Disgrafia e disortografia: erros por confusões na proximidade espacial ( p, b, d, q, n, u, w, m, a, e, etc), letras simétricas (a/o, c/o, f/t, e/c, etc), confusão por rotação e inversão de sílabas (me/em, sol/los, etc), omissão de grafemas e sílabas.
- Dislalias: confusão por proximidade articulatória e seqüelas da fala (d/t, f/v, p/b, k/g, etc).
- Alteração da memória de séries e seqüências;
- Orientação Direita/Esquerda;
- Alteração de linguagem escrita;
- Discalculia (dificuldades em cálculos)
- Confusão com as tarefas escolares;
- Pobreza de vocabulário;
- Escassez de conhecimentos prévios (memória de longo prazo);
- Alteração na relação figura-fundo;
- Conflitos emocionais;

Como atua o professor ?


O professor é a grande chave de um bom resultado nos trabalhos com distúrbios de aprendizagem, pois, geralmente, percebe o problema e solicita avaliação. Vale ressaltar o valor dos professores da Educação Infantil e do 1º ano, pois são eles que deveriam estimular todo o modelo e embasamento das noções primordiais como: orientação espaço – temporal, coordenação viso-motora, dissociação de movimentos necessários (mão/punho), noção direito-esquerda, seqüências, grafia das letras, postura, etc. É a partir de tudo isso bem estruturado que poderemos avaliar se há ou não déficits. 

Cristina Lobato de Oliveira - Fonoaudióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário