sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Educação empreendedora na família

Quando falamos em Educação Empreendedora estamos falando de preparar nossos filhos para as novas exigências da vida. Atualmente a realidade social exige que nós sejamos criativos, persistentes, flexíveis e acima de tudo competentes. E como ser competente? Como preparar nossos filhos para esta sociedade?
Maria Tereza Maldonado, em seu livro: “Cá entre nós – Na Intimidade da Família”, fala sobre as modificações na educação que possibilitam preparar nossos filhos para este mercado de trabalho tão competitivo.
Segundo ela, a família deve desenvolver com firmeza as questões que envolvem limite. A falta de limite resulta em sensação de vazio e insatisfação e por isso, os pais devem buscar coerência entre palavras e ações, levando o filho a pensar sobre a conseqüência dos seus atos, o que se torna mais eficaz do que o castigo.
Desenvolver a relação de troca, permitindo experimentar a bondade, a gentileza e a tolerância assim como ser flexível, leva a criança a aceitar uma impossibilidade e se interessar por outras alternativas possíveis.
Maria Tereza Maldonado chama a atenção para o efeito caleidoscópio, que se trata de desenvolver a flexibilidade para olhar os mesmos fatos sob os diferentes ângulos, aumentando a possibilidade de alterar a qualidade de vida de pessoas, empresas e comunidades.

“Em épocas de crise, uns choram e outros vendem lenços”.

É isso aí! Então, arregace as mangas e mãos à obra: nossos filhos precisam experimentar ver o mundo de outra maneira e encontrar confiança e sustentação na sua própria vida, para que estejam preparados para as mudanças sociais.


FONTE: MALDONADO, Maria Tereza. Cá entre Nós – Na Intimidade das Famílias. São Paulo: Integrare Editora, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário